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Por que a Inteligência Emocional é tão importante para líderes?

Por que a Inteligência Emocional é tão importante para líderes?
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Liderar, definitivamente não é tarefa fácil, não é mesmo? E é por isso que os gestores precisam de preparo e dedicação para exercer seus papéis satisfatoriamente. Nesse caso, além de conhecimentos técnicos, competência e experiência, são também necessárias habilidades comportamentais, que inclusive são, hoje, exatamente o que diferencia bons de maus líderes.

Grande parte das organizações já percebeu que para garantir a competitividade e o consequente sucesso de seus negócios, é necessário investir em liderança. Assim, não só identificar como formar potenciais líderes é essencial para a estratégia de qualquer empresa, uma vez que esses profissionais são peças-chave para o desenvolvimento de equipes de alta performance e a obtenção de bons resultados. Mas a verdade é que liderar, definitivamente, não é tarefa fácil, não é mesmo? E é por isso que os gestores precisam de preparo e dedicação para exercer seus papéis satisfatoriamente. Nesse caso, além de conhecimentos técnicos, competência e experiência, são também necessárias habilidades comportamentais, que inclusive são, hoje, exatamente o que diferencia bons de maus líderes. Nesse cenário, a Inteligência Emocional ganha ainda mais destaque.

Profissionais com Inteligência Emocional elevada são capazes de compreender e controlar melhor suas emoções, estabelecendo relações interpessoais produtivas e administrando adequadamente os conflitos e a pressão do dia a dia. Isso tudo, além de demonstrarem uma atitude positiva e motivadora, engajando os demais. Para se tornar um líder, o gestor precisa constantemente trabalhar e desenvolver sua Inteligência Emocional, pois a mudança de comportamento exige prática e disciplina. Para tanto, é importante ter em mente que os benefícios do processo são inúmeros, trazendo vantagens tanto para o líder como para a equipe e a empresa. E alguns conceitos que envolvem a Inteligência Emocional esclarecem por que essa competência é tão importante para os líderes. Vamos a eles?

Autopercepção
Líderes que desenvolvem o autoconhecimento, reconhecem seus comportamentos, suas atitudes, limitações e seus potenciais, sendo mais autênticos e seguros. Além disso, ainda estabelecem relações interpessoais saudáveis e conquistam a confiança da equipe.

Autocontrole
Líderes que apresentam um bom nível de autocontrole não se abalam em situações de conflito ou pressão, permanecendo calmos na busca pelas melhores soluções para os atuais problemas, sejam eles quais forem.

Automotivação
Bons líderes são capazes de motivar a si mesmos, agindo conscientemente para atingir seus objetivos e trabalhando para manter os níveis de motivação e de engajamento da equipe sempre elevados.

Adaptabilidade
O líder é flexível e adaptável a novos desafios, além de ser maleável em suas ideias e opiniões, aceitando sugestões e lidando bem com diferenças.

Empatia
Líderes escutam com atenção e são capazes de compreender os comportamentos e as razões dos demais membros da equipe.

Positividade
O líder vê as pessoas e os acontecimentos sempre de uma forma positiva, enxergando oportunidades e mantendo o otimismo. E essa postura acaba contagiando quem está a seu redor.

Gerenciamento de conflitos
Líderes sabem gerenciar conflitos, analisando todas as perspectivas e compreendendo as diferentes motivações de seus colaboradores, para encontrarem uma solução que atenda às necessidades reais da equipe e de qualquer que seja a situação.

Trabalho em equipe
Líderes trabalham em grupo, promovem o espírito de coletividade e solidariedade, criam um ambiente amistoso e produtivo, além de facilitarem o engajamento e a interação do grupo, aproveitando o melhor de cada um.

Por tudo isso e muito mais, o líder que desenvolve de fato sua Inteligência Emocional consegue perceber e até administrar as emoções dos colaboradores, suportando e guiando, assim, a equipe para a alta performance. Dessa forma as competências e habilidades individuais e coletivas são devidamente trabalhadas. E para desenvolver essas habilidades, que tal fazer algumas das sugestões abaixo?

• Busque treinamentos focados em persuasão, comunicação, negociação e inovação;
• Peça feedbacks a seus superiores;
• Adote o coaching de carreira;
• Participe de atividades de team building.

Viu como trabalhar suas emoções e focar na gestão e no desenvolvimento das equipes pode fazer maravilhas para os resultados da empresa? Então o que ainda está esperando para investir em si mesmo?

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